Educação e Obediência Básica

Hoje em dia, temos cada vez mais sensibilidade para a importância do bem-estar do nosso cão e consciência da educação e treino como sendo um contributo para esse mesmo bem-estar.

Vemos o cão como um membro canino da nossa família e, por isso, é cada vez mais importante que o nosso cão seja educado e obediente para nos acompanhar diariamente em várias situações e ambientes.

A educação básica passa, primeiro que tudo: por compreender as necessidades do cão e proporcionar um ambiente com condições para atender às mesmas; conhecer as características comportamentais típicas da raça e as características individuais do nosso cão; aprender a comunicar e a “escutar” a linguagem do nosso cão e agir em conformidade; transmitir conforto, segurança e protecção, respeitando sempre as suas particularidades enquanto animal. Só assim será possível estabelecermos um vínculo saudável com o nosso cão e ter uma relação equilibrada.

As bases da educação de um cão não são apenas, fazer as necessidades no local certo, saber o que não pode fazer e para onde não pode ir. São também: a socialização com o maior número de estímulos diferentes possíveis deste cachorro; aprender a andar à trela correctamente; aprender a comportar-se de forma adequada em ambientes diferentes; habituar-se a ser manipulado fisicamente para poder ser consultado por um veterinário; saber como interagir com pessoas e com outros cães, mas também saber ignorá-los quando lhe é pedido; aprender a brincar de forma adequada com vários tipos de brinquedos; saber gerir as suas emoções de forma adequada.

Considera-se como obediência básica o cão saber sentar, deitar, ficar, vir sempre que é chamado, nos mais variados contextos. Mas no fundo, educação e obediência são todos os comportamentos que os tutores considerem essencial para uma convivência em harmonia com o seu cão. Portanto, os treinos serão personalizados caso a caso, adequados individualmente às necessidades dos tutores e do próprio cão.

As sessões de treino são realizadas ao domicílio e nas zonas que o cão costuma frequentar, evoluindo para outros locais e ambientes novos.

São sessões com uma frequência semanal, podendo ser ajustada conforme a necessidade.

O meu papel enquanto treinadora é, essencialmente, dar conhecimentos e ferramentas aos tutores para que as possam utilizar ao longo de toda a vida com o seu cão, sendo necessário haver disponibilidade por parte dos tutores para treinar o cão com regularidade, para que haja aprendizagem e evolução.

As metodologias que utilizo têm por base o Treino Positivo. Oponho-me a qualquer tipo de metodologia e/ou equipamento de treino/passeio, que cause dano ou sofrimento ao cão, seja ele físico ou psicológico. Da mesma forma, não treino cães com o objectivo de passearem sem trela na via pública, visto que por lei, é obrigatório o uso de trela, mas principalmente, porque poderá colocar o próprio animal, e terceiros, em risco.

Utilizo técnicas que têm por base o Reforço Positivo, apoiadas nas mais recentes investigações científicas na área do comportamento canino.

É sempre realizada uma Sessão de Avaliação antes de se iniciarem as sessões de Educação e Obediência Básica.

Trabalho para ter cães obedientes, mas também equilibrados e felizes!

A Sessão de Avaliação tem uma duração aproximada de 2 horas, e as restantes sessões cerca de 1 hora, com uma tolerância de 20 minutos, sendo que, excedendo esse período será cobrado o tempo extra.

Os pacotes de treinos são cobrados na íntegra na 1ª aula e devem ser gozados até ao final do período de 1 mês.

Para zonas com distância superior a 20km da nossa sede (Ericeira) poderá acrescer um valor de deslocação.