Terapia e Modificação Comportamental

Estamos cada vez mais conscientes dos problemas comportamentais dos nossos cães, e de que forma influenciam a nossa vida e bem-estar. Muitas vezes, somos nós humanos que, involuntariamente, os originamos ou agravamos, por falhas na comunicação com o nosso cão, ou por falta de conhecimento.

Compreender o problema comportamental do nosso cão, perceber a sua origem, o que é que o desencadeia, encontrar soluções alternativas, trabalhar para a sua resolução, prevenir que se agrave, são responsabilidades cada vez mais presentes nos tutores.

É importante perceber que qualquer problema de conduta num cão, seja medo excessivo, agressividade para outras pessoas ou cães, ansiedade por separação, etc, são patologias que trazem sofrimento para o animal, pois revelam um estado anormal do seu funcionamento psicológico traduzindo-se em comportamentos desadequados e/ou desajustados.

Muitas vezes, mudanças no ambiente do cão, na atitude do tutor, o estabelecimento de rotinas adaptadas às necessidades do animal, estimulação física e mental adequada, são, por si só, factores promotores de mudança do estado mental do cão, que se reflectem gradualmente em mudanças de comportamento.

As sessões de treino e terapia comportamental são realizadas ao domicílio,
normalmente com uma frequência semanal, que poderá ser ajustada conforme o problema que o cão apresente e a sua evolução.

O meu papel enquanto treinadora é, essencialmente, dar conhecimentos e ferramentas aos tutores para que as possam utilizar ao longo de toda a vida com o seu cão, quer seja para solucionar o problema comportamental que o ele apresenta no momento presente, como para prevenir ou resolver problemas futuros.

É importante que os tutores tenham um papel activo na resolução do problema de comportamento do seu cão, sendo necessário haver disponibilidade por parte dos tutores para treinar o cão com regularidade e pôr em prática todas as condicionantes necessárias para haver aprendizagem, evolução e mudança.

As metodologias que utilizo têm por base o Treino Positivo. Oponho-me a qualquer tipo de metodologia e/ou equipamento de treino/passeio, que cause dano ou sofrimento ao cão, seja ele físico ou psicológico.

Utilizo técnicas que têm por base o Reforço Positivo, apoiadas nas mais recentes investigações científicas na área do comportamento canino.

É sempre realizada uma Sessão de Avaliação Comportamental antes de se iniciarem as sessões de Terapia e Modificação Comportamental.

Sessões que requerem a intervenção de mais treinadores têm um custo adicional de 10€.

A Sessão de Avaliação tem uma duração aproximada de 2 horas, e as restantes sessões cerca de 1 hora, com uma tolerância de 20 minutos, sendo que, excedendo esse período será cobrado o tempo extra.

Para zonas com distância superior a 20km da nossa sede (Ericeira) poderá acrescer um valor de deslocação.