Socialização Terapêutica

Muitos dos problemas comportamentais dos cães surgem devido a uma socialização tardia, inadequada ou inexistente. No entanto, é possível trabalhar na reabilitação de animais com problemas comportamentais originados por falta de socialização ou por experiências negativas e/ou traumáticas.

Nas aulas de Socialização Terapêutica, é proporcionada uma exposição gradual aos estímulos que afectam negativamente o cão, reflectindo-se no seu comportamento, sendo os mais comuns: outros cães, pessoas desconhecidas (homens adultos, crianças, idosos…), sons e/ou objectos específicos, entre outros.

Esta exposição é controlada, sempre com base em metodologias positivas de modificação comportamental, sendo fundamental o envolvimento dos tutores neste processo.

Para frequentar aulas de Socialização Terapêutica é necessário fazer uma avaliação de comportamento prévia, com o objectivo de conhecer detalhadamente o problema de comportamento que o cão apresenta. Poderão, eventualmente, ser necessárias algumas sessões de Terapia Comportamental antes de iniciarmos a socialização terapêutica, mas este planeamento é definido caso a caso.

Este é um trabalho que tem que ser feito por treinadores profissionais e, para isso, estamos cá nós para ajudar!

25% do valor da Aula de Socialização Terapêutica é entregue na à Associação CLICK Positivo em forma de donativo,
durante o decorrer da mesma.

As aulas de Socialização Terapêutica realizam-se em Alverca, no Encontro de Matilha da Associação CLICK Positivo, da qual faço parte, sendo agendadas num horário diferente do horário habitual do Encontro. Podem encontrar a localização do nosso campo de trabalho aqui. É um espaço vedado e monitorizado pelos treinadores da associação.

Poderão também realizar-se noutros locais que sejam mais adequados, consoante o problema comportamental que o cão apresenta e a própria evolução do mesmo.