Socialização de Cachorros

A fase de socialização na vida de um cão ocorre entre as 4 e as 12 semanas de vida e é essencial para um desenvolvimento psicológico saudável.

É durante este período que os cães absorvem mais informação, através do contacto com o ambiente que o rodeia, da interacção com outros animais (cães e outras espécies), com humanos (crianças, adultos, idosos, diferentes etnias e géneros, etc.) e nas mais variadas situações, com diferentes estímulos (visuais, auditivos, olfactivos, gustativos e tácteis).

Neste período o cachorro ainda não tem os receios que um cão adulto tem. É curioso, quer conhecer o mundo à sua volta. Por isso, devemos-lhe proporcionar o máximo de experiências positivas durante esta fase, de forma controlada e segura.

Quando a socialização dos cachorros é feita de forma adequada, estamos a reduzir muito a probabilidade da ocorrência de problemas comportamentais no futuro, como o medo, agressividade, ansiedade, fobias, etc.

Parte essencial da socialização de cachorros é a interacção com membros da mesma espécie. Por meio da brincadeira, o cachorro aprende a comunicar com os outros, a “escutar” e a transmitir informação de forma adequada, a acalmar-se ou desistir de algo quando for necessário e a tomar opções mais saudáveis para si.

Toda esta aprendizagem irá ser utilizada pelo cão ao longo da sua vida, repercutindo-se mesmo nas interacções com os humanos.

No entanto, este trabalho tem que ser feito de forma controlada e, para isso, estão cá os humanos para ajudar!

 O valor da Aula de Socialização é entregue na totalidade à Associação CLICK Positivo em forma de donativo,
durante o decorrer da mesma.

As nossas aulas de Socialização para Cachorros realizam-se em Alverca, no Encontro de Matilha da Associação CLICK Positivo, da qual faço parte. Decorrem todos os Sábados, das 10h às 12h, num espaço vedado e monitorizado pelos treinadores da associação.

Podem encontrar a localização do nosso campo de trabalho aqui. Não é necessária inscrição para participar. Aconselhamos a seguirem a página de Facebook da associação onde anunciamos qualquer alteração pontual ao horário das aulas.